domingo, 19 de fevereiro de 2017

COMEBH E OUTROS ENCONTROS DE JOVENS REALIZADOS NO PERÍODO DO CARNAVAL

Tema da XXXV COMEBH - "Que buscais?" João 1.38

Há pouco mais de 35 anos, alguns jovens espíritas de Belo Horizonte foram ao Rio de Janeiro, para participar da COMEERJ - Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Eles trouxeram os aprendizados e a estrutura do encontro e, há 35 anos, a COMEBH acontece em Belo Horizonte.

COMEBH é a Confraternização das Mocidades Espíritas de Belo Horizonte. No início, ela acontecia em um só local, que abraçava os jovens espíritas de toda a nossa cidade, e o encontro contava com pouco mais de 100 participantes. Com o tempo, porém, mais e mais jovens foram se integrando ao evento, oferecendo seu trabalho, usufruindo de todo o aprendizado e das vibrações que o encontro proporciona.

Assim, depois de ter se dividido em duas, a COMEBH hoje é realizada em 4 locais diferentes, em cada um deles organizada pelos jovens de uma das regionais de BH: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Centro-Sul. Em 2017, 450 jovens participarão dos encontros no período do Carnaval.

Regional Noroeste

Regional Sudeste

Regional Nordeste

Regional Centro-Sul

A COMEBH é movida pelo lema "Uma opção de trabalho com Jesus", opção feita por cada um que escolhe estar lá no período do Carnaval.

Em regime de internato, os jovens realizam, durante os 4 dias de encontro, atividades de estudo, arte, integração, oração. Sempre convidados a vigiar e educar seus pensamentos, atos e palavras, eles ajudam a si mesmos e à Espiritualidade que trabalha incansavelmente durante o período do Carnaval, amparando e socorrendo Espíritos desencarnados em condição de desequilíbrio.

A COMEBH é organizada pelos próprios jovens, que se dividem em comissões de trabalho: Comissão de Artes, Estudos, Integração, Manutenção, Mural/Criatividade, Nutrição, Secretaria/Multimeios. Todas elas são orientadas pela Coordenação Geral do encontro.

Amparando e acompanhado todas as COMEBHs, está o Departamento de Apoio à Juventude (DAJ), vinculado à Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH). Os DAJs também se dividem em regionais, com vistas a apoiar o movimento da juventude, observando as características de cada regional da cidade. Além disso, com a divisão, foi possível fortalecer e integrar cada vez mais as ações realizadas por esse departamento. Conheça: DAJ Centro-Sul, DAJ Nordeste, DAJ Noroeste, DAJ Sudeste.

Para conhecer um pouco mais sobre esse encontro, assista ao vídeo abaixo, produzido pela Comissão de Secretaria da Regional Centro-Sul, com o objetivo de tentar transmitir o intransmissível que é a COMEBH:


Muitos outros encontros similares acontecem em Minas Gerais e em todo o Brasil. Nas cidades vizinhas, Contagem e Betim, há a COMECON e a CONJEB, respectivamente. Ainda em BH, acontece a COMECE, destinada aos jovens que participam da pré-mocidade. Para ver imagens e se emocionar com o movimento da juventude espírita em todo o Brasil, acesse o álbum Carnaval? Só se for assim!, no Facebook.

COMEBH, COMECE (BH - pré-mocidade), CONJEB (Betim), COMECON (Contagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário